NPA - NÚCLEO DE PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA
Sons e Acordes
A música é composta por silêncios e sons. O som é um conjunto de vibrações, que são formadas através de contatos físicos, do ar nas cordas vocais, do soar das cordas do violão, etc. Tudo que produz vibração produz som, e cada som chega ao nosso ouvido com determinadas características. O som se propaga através de “ondas sonoras”, e o volume de cada som depende da freqüência da onda.
Os instrumentos de corda, como o violão, produzem sons a partir da vibração de suas cordas. Quando vibra, a corda desse instrumento faz com que o cavalete também oscile, fazendo com que seu tampo vibre, produzindo o som audível.
Cada som tem uma característica que o diferencia do outro. Uma das mais importantes formas de se classificar um som é a nota. A nota musical é classificada a partir de sua altura (grave, média ou aguda), e a altura é formada pela quantidade de vibrações que um som pode emitir. Quanto mais vibrações emitidas em um espaço de tempo, mais agudo um som é. Podemos ver isso pelas cordas do violão, quanto mais apertada uma determinada corda está, mais vibrações vai produzir, e mais agudo o som será.
Nessa classificação sonora, classificada por notação musical, temos 7 principais notas, chamadas de notas naturais, sendo elas: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. Essa escala de notas foi desenvolvida pelos gregos, e é chamada de “escala diafragmática”, mas não é a única escala feita. O povo do oriente percebeu as notas de uma forma diferente, e criou a escala que hoje chamamos de pentatônica, e de acordo com ela as notas principais são 5: “dó, ré, mi, sol e lá”.
Semana 2
Notas
Nessa notação musical, temos 7 principais notas, chamadas de notas naturais, sendo elas: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si.
Cada nota tem variações mais graves, ou mais agudas (menores, bemóis e sustenidos), e as variações são feitas através de acordes, ou seja, um conjunto harmonioso de três ou mais notas musicais tocadas simultaneamente, que fazem com que a mesma nota seja percebida de formas diferentes.
A formação dos acordes respeita a harmonia musical. Assim, a tríade é a categoria mais simples de acorde. Ela recebe esse nome por ser formada por três notas distintas: a tônica (1º grau), a terceira a partir dela (3º grau), e a quinta (5º grau).
No violão, podemos tocar apenas uma corda, sendo ela uma nota, ou fazendo um acorde, que apesar de conter mais de uma nota, ele é classificado pela sua nota fundamental ou tônica, que é a nota principal, e que dá nome ao acorde.
Por exemplo, o acorde C (Dó) pode ser descrito como uma tríade (conjunto de três notas) de qualidade maior construída sobre a nota C (Dó).
Acorde de dó, formado pelas notas dó, mi e sol (C, E e G)
Ps: As duas imagens acima são iguais, mudando apenas a direção. Uma está em vertical, para a leitura da cifra, e outra em horizontal, como fica no violão.
Semana 3
O que é harmonia musical?
A harmonia musical é a combinação de notas de maneira organizada, para gerar sons que se equilibram entre si. Trata-se de um conjunto de sons dispostos em ordem simultânea ou sobrepostos concebendo o conceito de verticalidade em música, ou seja, som sobre som. Se contrapõe à melodia, que é a combinação de sons em ordem sucessiva estabelecendo a horizontalidade, uma nota após a outra. A relação dessas notas sobrepostas gera acordes com suas respectivas particularidades.
Com isso, os instrumentos ditos harmônicos como violão, piano e harpa deixam mais evidente a percepção do conceito de harmonia pois, viabilizam mais facilmente a execução simultânea de várias notas.
Entender o que é a harmonia musical é importante, visto que isso possibilita uma melhor compreensão estrutural das músicas. Como mencionamos, isso também é fundamental para músicos que desejam compor ou fazer arranjos, pois permite selecionar notas a fim de criar, principalmente, as bases que vão sustentar e equilibrar a melodia.
Como você pôde notar, a harmonia garante o equilíbrio entre as notas que são tocadas e indica as notas que vão compor a melodia. Nesse sentido, conhecer a harmonia musical traz, também, a possibilidade de direcionar o efeito que se pretende com o discurso musical.