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Semana 1

Tempo e Percussão

 

A música é composta por silêncios e sons.

Tempo, em musicologia, é a duração de cada unidade do compasso.

tempo natural define a relação de distância e quantidade entre um acontecimento e outro, este é o conceito cabível também à questão musical, excepcionalmente quando o elemento temporal é o som. Neste caso, o tempo define, nesta ordem:

A distância entre um som anterior ou uma pausa sonora anterior;

O início de um próximo som;

A duração desse som;

O espaço entre esse som e o próximo evento.

 

Percussão

Os instrumentos de percussão são aqueles que necessitam ser percutidos (batidos), agitados, raspados ou friccionados para que produzam os sons.

Podem ser divididos em dois grupos principais: os de altura indefinida, percebidos pelo ouvido humano apenas como ruídos, como o chocalho e o tamborim,  e os de altura definida, que geram uma nota musical específica, como o tímpano, a marimba e o xilofone.

A família da percussão compreende inúmeros instrumentos, de diversos formatos e tamanhos, e podem ainda ser de simples ou complexa construção.

Como são tocados?

A vibração do próprio instrumento ou de uma membrana esticada fixada a ele faz com que tons ou ruídos sejam emitidos quando os instrumentos são batidos, agitados, raspados ou friccionados.

Os instrumentos de percussão são os mais antigos instrumentos musicais e remontam aos primórdios da civilização humana.  Seu uso está relacionado a festas e celebrações religiosas e profanas, cerimônias fúnebres, danças e muitos outros eventos. São encontrados em todas as culturas e em todos os continentes e são indispensáveis, até os dias de hoje, a praticamente todos os gêneros e estilos musicais.

Semana 2

Tempo musical x Conceito de Tempo

 

Conhecendo que existe tempo, e que ele define a relação de distância e quantidade entre um acontecimento e outro, este é o conceito cabível também à questão musical, excepcionalmente quando o elemento temporal é o som. Neste caso, o tempo define, nesta ordem:

A distância entre um som anterior ou uma pausa sonora anterior;

O início de um próximo som;

A duração desse som;

O espaço entre esse som e o próximo evento.

Sendo que, quando esse som for o último da música, o espaço entre ele e o próximo já não mais é classificado nessa música (que se encontrará num estado onde seu tempo parou de ser considerado e, com isso, ela deixou de existir no momento).

 

Pode-se considerar que a música depende completamente do tempo para existir, pois, se o tempo parasse, não seria possível um evento musical ou sequer o som (que depende do início e término de uma vibração que, por sua vez, ocorre num intervalo de tempo). Um som depende do momento para iniciar, existir e deixar de existir, e, de modo mais abstrato, ocorre o mesmo com a música: em algum momento, ela passa a ser considerada existente, e seu tempo passa a ser algo organizado (no sentido de estar sendo considerado ocorrente) com um início e necessariamente com um final.

Tempo x Ritmo

A forma mais comum de associação entre o tempo e a música é o ritmo. O ritmo, a curto modo, é a forma musical de organizar os sons e pausas sonoras no tempo.

O ritmo é capaz de dizer musicalmente qual será a duração de um som ou de uma pausa sonora no decorrer de um momento musical. Em algum momento, a música passa a existir; para tanto, seu tempo passa a ser medido. Dentro desse período em que se mede o evento musical, o acontecimento do som ou pausa (silêncio) é, normalmente, dividido em ciclos classificados no ritmo musical.

Por exemplo: uma música pode durar dois minutos. Esse é o tempo que ela utiliza para se manifestar (todos seus sons e pausas ocorrem nesse período). O músico pode até desconhecer a importância dessa quantidade de tempo, pois usa outra linguagem que traduz essa forma de física para a forma de música. Esse termo do tempo em si, pensado musicalmente, é representado pelo ritmo e por suas atribuições. Logo, desconhecendo que, na forma científica (não que a musical não o seja), a peça dura dois minutos. Cada compasso, equivale a uma divisão definida por um grupo de pulsações com valores iguais entre si. Juntas, essas pulsações agregam a noção de quantidade de tempo. Dentro desses compassos, poderá haver inúmeros sons e pausas sonoras. Desse modo, pode-se estabelecer a relação música x tempo, sendo que um compasso é dividido em tempos de valores iguais a um tempo predefinido.

Semana 3

Tempo musical x Andamento

 

Afinal, sabendo que existe o relacionamento de um tempo musical com o tempo real de modo a criar uma medida, a graduação dessa medida se dá pelo andamento da música.

 

Se o músico desejar deixar a música mais lenta, ele pode alterar o tempo real (deixando a música mais lenta) ou o tempo musical (tirando partes da música, diminuindo compassos).

Essa situação de modificar o tempo real da música se dá através do andamento, que informa se a peça é mais ou menos veloz. Se modificamos um ritmo bastante lento para um rápido, não mexemos na quantidade de notas e compassos: somente alteramos a relação de tempo real que será utilizada para cada valor.

Assim na música usamos o valor batidas por minuto, sendo que o "relógio" da música é o metrônomo.

Portanto, por exemplo, se ajustamos um metrônomo para o valor 90, ele irá executar 90 batidas em um minuto. E 90 batidas por minuto é um ritmo mais lento que 120 batidas por minuto, e mais rápido que 60 batidas por minuto.

Metrônomo

O metrônomo é um instrumento utilizado para estabelecer um padrão fixo para os andamentos musicais [Construído pelo mecânico austríaco Johann Nepomuk Maelzel 1772-1838.].

Ele é um aparelho que através de pulsos (sonoros) de duração regular, indica o andamento de uma determinada música. Ele pode ser utilizado para fins de estudo ou interpretação musical. O metrônomo mecânico consiste num pêndulo oscilante cujas oscilações, reguladas pela distância de um peso na haste do pêndulo, podem ser mais lentas ou mais rápidas, sendo que a cada oscilação corresponde um tempo do compasso. Há também metrônomos eletrônicos, em que cada tempo do compasso é indicado pelo piscar de um LED (light-emitting diode) e por um som eletrônico.

Os músicos utilizam metrônomos para manter um tempo padrão, ou seja, um pulso regular ao longo de toda a composição ou uma de suas seções. Mesmo em peças que não possuem marcação rígida de tempo tempo rubato , um metrônomo pode ser usado para indicar o tempo em torno do qual as variações serão realizadas.

Os compositores incluem marcações de metrônomo no início e no fim da partitura. Quando se indica no início da partitura, se indica sempre em bpm (batidas por minuto).    

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